Moçambique recebe do BAD dois milhões de dólares de seguro contra secas
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) diz ter disponibilizado a Moçambique, pelo terceiro ano consecutivo, um prémio de seguro de dois milhões de dólares norte-americanos, destinado a protecção contra secas para o período agrícola 2025/2026.
Uma informação do BAD explica que se trata de um apoio inserido no âmbito do Programa Africano de Financiamento de Riscos de Catástrofes (ADRiFi), para o reforço da preparação financeira dos países contra choques climáticos.
O mesmo valor também visa apoiar o seguro de risco soberano, melhorando a modelação de riscos e integrando o financiamento de riscos de catástrofes nos quadros políticos nacionais em África.
Na mesma informação, aquela instituição bancária refere que fornece também “financiamento e subsidia prémios de seguro para os países africanos participantes, ao mesmo tempo que reforça a sua capacidade de gerir riscos climáticos” no continente.
O BAD adianta que “o Grupo Africano de Capacidade de Risco (ARC) fornece o seguro de risco soberano e garante pagamentos rápidos quando os limiares de catástrofes são activados, enquanto os países doadores, incluindo o Reino Unido, Suiça, Canadá, Noruega e Países Baixos, contribuem com financiamentos através do Fundo Fiduciário Multi-doadores para apoiar a implementação do programa”.
Andrew Mude, responsável do BAD para a redução do risco do financiamento agrícola e resiliência climática, defende a urgência de implementar programas de seguro climático, sublinhando que “os impactos climáticos estão a intensificar-se em toda a África”.
Mude revela que “o ADRiFi mobilizou mais de 150 milhões de dólares para apoiar 16 nações africanas, salvaguardando mais de seis milhões de pessoas e demonstrando o potencial transformador das soluções financeiras estratégicas na salvaguarda de vidas e meios de subsistência”.
Imbondeiro News
Comentários