Moçambique vai injectar 374 milhões de dólares eua para incrementar a produção de caju
O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas diz que o país vai investir 374 milhões de dólares norte-americanos para desenvolver o sector do caju e elevar a produção anual, das actuais 158.000 toneladas para 689.000 até 2034.
O Ministério explica que o objectivo deste programa “é promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da cadeia de valor do caju, garantindo a investigação, fomento, extensão, comercialização e processamento”, a fim de contribuir “para o aumento da produção e renda dos produtores e gerar oportunidades de emprego”.
Roberto Albino, titular da pasta da Agricultura, Ambiente e Pescas, afirma que “a castanha de caju é um produto de coesão social e de promoção da segurança alimentar e nutricional, por isso encorajamos que seja introduzida nos programas de alimentação escolar e nas receitas nos nossos restaurantes”.
Albino refere que o programa também prevê o aumento da “capacidade de assistência de 230.000 para mais de 600.000 produtores, de processamento de 40.000 para mas de 482.000 toneladas e consolidar o processo de digitalização do sector”.
Ele convida “os intervenientes da cadeia de valor das amêndoas para dizer o que querem que o governo faça, para que o ambiente de negócios possa fluir, de modo a gerar riqueza para o país”.
Imbondeiro News
Comentários