Movimento de jovens na África do Sul exigem demissão do Presidente Ramaphosa

 Movimento de jovens na África do Sul exigem demissão do Presidente Ramaphosa

Um movimento juvenil denominado “Enough is Enough”, ou simplesmente ‘basta’, vai dirigir uma marcha, nas primeiras horas de hoje, em Pretória, capital política da África do Sul, exigindo a demissão do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, acusado de fraca liderança perante os problemas do país.

Num comunicado, o movimento confirma que vai liderar a marcha, por Ramaphosa estar a tolerar a corrupção em vários sectores do governo, por sua fraca liderança e não tomar sua responsabilidade como chefe do Estado.

Os jovens também acusam o governo de Ramaphosa pelo fracasso no crescimento económico, desigualdade profunda e não se lidar com, responsabilidade, o desemprego, pobreza e serviços básicos para os mais necessitados do país.

“Estamos a marchar não com fúria, mas por amor do nosso país e é um comitimento para o seu futuro”, explicam.

Os organizadores dizem que os manifestantes vão concentrar-se na praça Church Square, no centro de Pretória.

A nota acrescenta que a polícia metropolitana já autorizou a realização da marcha que, para os organizadores, constitui “um marco importante” na preparação do movimento, na sua exigência para a destituição de Ramaphosa.

Descrevendo o acto como “uma da acções cívicas mais importantes dos nossos tempos”, o comunicado aponta que “sul-africanos na região de Gauteng vão levantar-se e mais unidos, em paz e com objectivos, exigindo liderança e responsabilidade, quando afirmamos que “Ramaphosa abandonar” o cargo.

“Estamos sendo dirigidos por um Presidente que parece desligado da realidade do povo. Todos os meses, há novos empréstimos doados por credores internacionais, mas não há transparência ou um impacto visível na recuperação económica. O resultado é a estagnação económica, desigualdade profunda e uma perda de confiança nacional”, de acordo com os organizadores.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados