Nyusi presente numa missão empresarial destinada a inverter as relações económicas entre Moçambique e Portugal

 Nyusi presente numa missão empresarial destinada a inverter as relações económicas entre Moçambique e Portugal

Categoria: Economia

O Presidente da República, Filipe Nyusi, far-se-á presente numa missão de mais de 80 empresários moçambicanos às cidade do Porto e de Lisboa, esta ultima capital portuguesa, numa perspectiva de inverter as relações económicas dos últimos anos entre Moçambique e Portugal.

Anunciando o facto a jornalistas, a vice-presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Maria Assunção Abdula, disse que “o nosso comércio e investimento bilaterais reduziram. Entretanto, os países continuam a oferecer ricas oportunidades para as empresas de ambas as economias”.

A missão empresarial Moçambique – Portugal vai decorrer no Porto e Lisboa, de 22 a 24 de Abril, devendo integrar mais de 80 empresas dos sectores agro-indústria, energia, turismo, transporte e finanças.

Assunção Abdula explicou que “a missão tem como objectivo explorar as oportunidades oferecidas às empresas portuguesas para se internacionalizarem, como forma de aumentar e diversificar o investimento português em Moçambique”.

A responsável avançou que “do nosso lado, as exportações caíram. Há dez anos, as nossas empresas exportavam mais de 100 milhões dólares para Portugal, cinco vezes mais do que exportam actualmente. O mesmo se observa nas importações, que caíram para metade”, cenário que, segundo ela, deve ser invertido.

 Acrescentou que “queremos motivá-los e dizer que Moçambique continua cá, de portas abertas”.

A vice-presidente da CTA apontou a Covi-19 como tendo provocado o arrefecimento destas relações, afectadas também pelo problema de raptos de empresários no país.

Ela admitiu ainda que “outra consequência é de os empresários estarem a sair do país”.

“Nós queremos explicar isto ‘in loco’. Assim, poderemos convencer os nossos homólogos em Portugal que devem vir a Moçambique investir, porque as oportunidades cá estão”.

Este fórum, que havia sido agendado para esta semana, foi adiado para contar com a presença do Presidente Nyusi, que estará em visita a Portugal, para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Assunação Abdula afirmou que a missão terá como “momento mais alto” o Fórum de Negócios Portugal – Moçambique, no dia 24 de Abril, subordinado ao o tema ‘Internacionalização das Empresas Portuguesas nos PALOP, o caso de Moçambique’, onde serão assinados acordos de cooperação empresarial”.

Em parceria com as congéneres empresariais portuguesas, a ACTA pretende “gerar novas oportunidades para estabelecer parcerias, representação de marcas de sectores como petróleo e gás, agro-indústria, transporte, logística, finanças e serviços, energias renováveis, hotelaria e turismo”.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados