ONU diz que ataques armados em Cabo Delgado fizeram 26 mortos em Junho

Categoria: Sociedade
A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que pelo menos 26 pessoas morreram e outras 47 raptadas em Junho, em novos ataques armados perpetrados em Junho, na província de Cabo Delgado, norte do país.
Num relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), aponta “aumento de ataques contra civis, raptos e pilhagens”.
O documento alerta que o acesso humanitário na província permaneceu “criticamente desafiado” em algumas áreas, no mês de Junho, com 72 incidentes envolvendo confrontos armados, “além de um aumento acentuado de ataques contra civis, raptos, pilhagens e utilização de engenhos explosivos improvisados”.
A fonte salienta que os ataques contra civis ocorreram principalmente nos distritos de Macomia, Muidumbe e Meluco, onde também foram confirmados 10 casos de pilhagens e destruição de propriedades como casas, lojas, barcos de pesca e veículo.
Acrescenta que “áreas agrícolas e piscatórias, aldeias e rotas de transporte, como a estrada Nacional 380, também foram alvos, interrompendo os meios de subsistência e a economia local”.
Alerta para a generalização dos pedidos de resgate e extorsão pelos grupos armados, dificultando assim a circulação segura de civis e trabalhadores humanitários.
O relatório fala ainda que os insurgentes continuam a utilizar uma abordagem centrada na conquista de corações e mentes, principalmente nos distritos de Quissanga e Macomia.
Imbondeiro News
Comentários