Organizações processam banco norte-americano EximBank por aprovar financiamento do projecto de gás

Categoria: Economia
As organizações Friends of the Earth, nos Estados Unidos da América, e a moçambicana Justiça Ambiental estão numa guerra judicial contra o banco norte-americano EximBank, por este aprovar o financiamento ao projecto de gás natural liquefeito, na província de Cabo Delgado, norte do país.
Num comunicado, ambas as organizações sustentam que “o projecto desalojou milhares de pessoas locais, foi palco de alegadas violações dos direitos humanos, rodeado por um conflito violento e causará uma destruição ambiental significativa”
No processo, interposto na justiça norte-americana, os queixosos alegam que o EximBank ‘apressou’ a aprovação do financiamento ao projecto em desenvolvimento pela petrolífera francesa TotalEnergies, “sem realizar as avaliações ambientais necessárias, a avaliação económica ou permitir participação do público e do Congresso” dos Estados Unidos.
Argumentam ainda que o financiamento foi aprovado “sem considerar o conflito e os danos que o projecto causará ao ambiente e às comunidades locais, apesar das investigações abertas por vários países sobre alegações de graves violações dos direitos humanos” na zona.
A Justiça Ambiental admite que “continuar a financiar projectos de gás seria uma traição a Moçambique e à humanidade. Seria uma demonstração de desrespeito pela justiça, devida às pessoas que sofreram violações dos direitos humanos. Ignoraria as vozes das famílias que suportam os fardos mais pesados, que perderam as suas terras, o acesso ao mar e os seus meios de subsistência”.
Imbondeiro News
Comentários