Partido de Julius Malema quer ampla coligação da oposição para afastar ANC nas eleições de 2024

 Partido de Julius Malema quer ampla coligação da oposição para afastar ANC nas eleições de 2024

O partido ‘Combatentes da Liberdade’ (EFF – na sigla inglesa), de Julius Malema, propôs, no fim-de-semana, uma ampla coligação da oposição, com vista a afastar ao que chamou “corrupto” Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde a queda do apartheid, em 1994.

Em conferência de imprensa em Joanesburgo, Malema afirmou que “o EFF gostaria de trabalhar com os partidos de oposição para remover o corrupto ANC do poder, mas também para dar ao povo da África do Sul algo diferente”.

Malema, antigo dirigente da Liga da Juventude do ANC, disse que o partido está “mais do que disposto” para trabalhar com a Aliança Democrática (DA- em inglês), a principal força da oposição no país.

“Eu defendi desde o início que a união dos partidos de oposição para dar uma alternativa ao nosso povo é a minha primeira opção”, sublinhou o líder da terceira maior força política na Assembleia Nacional, o parlamento sul-africano.

John Steenhuisen, líder da DA, anunciou, em Abril deste ano, uma coligação de seis partidos da oposição, menos o EFF, para as próximas eleições gerais de 2024.

“Se a DA nos tivesse convidado, teríamos aceitado o convite, mas não iríamos para a Lua, porque devemos servir a terra”, segundo Malema, citado pela imprensa local.

“A DA está em declínio. O EFF deu-lhes Tshwane, Ekurhuleni e Nelson Mandela Bay. Deu-lhes tudo em 2016 e quando cinco anos depois estávamos prontos para participar no governo, eles disseram não, o vosso trabalho é votar em nós. Que tipo de absurdo é esse?”, questionou.

Algumas sondagens prevêem abaixo de 50 por cento para o ANC nas eleições do próximo ano.

O ANC obteve pela primeira vez menos de 50 por cento dos votos nas eleições municipais de 2021. Nas gerias de 2024, algumas sondagens prevêem abaixo de 50 por cento de votos para o partido governamental.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados