Pascoal Ronda promete combate renhido contra corrupção nas fileiras da polícia

 Pascoal Ronda promete combate renhido contra corrupção nas fileiras da polícia

O recém-nomeado ministro moçambicano do Interior, Pascoal Ronda, considera ‘’imperdoável’’ a corrupção nas fileiras da polícia e defende um combate ‘’sem trégua’’ à criminalidade assolando o pais.

Falando à jornalistas pouco depois de ser empossado para o caego, em substituição de Arsénia Massingue, que esteve em frente do pelouro do Interior, desde 2021, Ronda reconheceu que ‘’a corrupção é uma realidade, é um desafio que deve ser combatido sem tréguas’’.

Descrevendo de ‘’imperdoável’’ o flagelo, o novo ministro do Interior definiu o combate à criminalidade organizada e ao terrorismo como prioridades da acção das Forças de Defesa e Segurança.

Ronda defendeu uma maior articulação entre todos os sectores que garantem a ordem e segurança pública, visando o reforço da protecção dos cidadãos.

O recém-nomeado titular da pasta do Interior indicou que ‘’o mais importante é que tem de haver uma articulação meticulosamente conduzida para que todas as áreas funcionem como vasos comunicantes’’.

No mesmo âmbito, ele apontou a necessidade da reestruturação institucional e reformas nos casos em que estas intervenções se justificarem, de modo a que a polícia desenvolva eficazmente a sua missão.

Por outro lado considerou essencial o reforço da formação dos recursos humanos no Ministério do Interior, com vista a dotá-los de maior capacidade para o cumprimento do seu mandato.

Antes da sua nomeação, Ronda estava de reserva, depois de ter sido comandante-geral da Polícia da República de Moçambique.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados