Pequenas e médias empresas debatem-se com falta de divisas
Categoria: Economia
As pequenas e médias empresas dizem que estão a enfrentar a escassez de divisas, desde o princípio deste ano, o afecta as suas actividades, com destaque para a importação de bens e serviços.
Inocêncio Paulino, presidente da associação das pequenas e médias empresas, afirma que, apesar de o Banco de Moçambique garantir a existência de moeda estrangeira usada nas transacções comerciais, os empresários estão a debater-se com a falta de divisas, no país.
Paulo ilustra que “não temos divisas no mercado para fazer o pagamento de apenas cinco mil dólares, é um problema muito sério, podes levar seis meses a tentares isso sem conseguires. Então, estamos muito mal em relação às divisas”.
O responsável apela à intervenção do governo para sanar o problema.
“Precisamos que haja uma posição, o governo e mesmo o Presidente da República precisam de dirigir este processo de estabilização da nossa moeda, dirigir o processo de assegurar que haja condições para que as pequenas e médias empresas, que fazem o grosso da economia, possam de facto funcionar, produzir e distribuir bens para as famílias moçambicanas”, segundo Paulino.
Imbondeiro News
Comentários