Polícia angolana diz que a situação em Luanda é “estável” depois de dois dias de protestos

Categoria: Sociedade
A polícia de Angola diz que a situação em Luanda, a capital angolana, está “estável”, depois de dois dias de protestos dos taxistas contra a subida dos preços dos combustíveis, que saldaram na morte de cinco pessoas e detenção de outras 1.214.
Além de Luanda, segundo a polícia, a situação também está sob o controlo noutros pontos, como nas províncias de Huambo e Ícolo e Bengo.
Falando aos jornalistas, o subcomissário policial, Mateus Rodrigues, referiu que, na terça-feira, houve vários focos de tensão, com pilhagens em estabelecimentos comerciais e destruição de viaturas públicas e privadas, na capital angolana, mas a ordem pública foi reposta.
O Novo Jornal relatou que, além das pilhagens, se registaram também em Luanda confrontos entre a polícia e centenas de jovens, em alguns bairros, onde as lojas, os mercados informais e os postos de abastecimento de combustível estiveram fechados.
A polícia anunciou que 45 lojas, 25 viaturas particulares, 20 autocarros públicos e três agências bancárias foram alvo de vandalismo.
Rodrigues avançou que “tivemos as nossas forças muito mais atentas, muito mais próximas das ocorrências e esses actos foram reprimidos de forma contundente, o que permitiu que a ordem estivesse praticamente reposta”.
O Jornal de Angola escreve que os autocarros do Transporte Colectivo Urbano de Luanda voltaram a circular esta quarta-feira.
A polícia informou que entre os mortos, inclui um agente, que perdeu a vida na província de Ícolo e Bengo, durante uma operação de manutenção da ordem pública.
Imbondeiro News
Comentários