Presidente Lula exige FMI a transformar a divida africana em investimento

 Presidente Lula exige FMI a transformar a divida africana em investimento

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, exigiu, recentemente ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a transformar as dívidas dos países africanos em investimentos em infra-estrutura que continuam a faltar no continente africano.   

Durante a visita a Angola, Lula da Silva disse que ‘’os meus amigos do FMI que se preparem. Vou cobrar do FMI, dos países ricos, a transformação da dívida dos países africanos em investimentos em infra-estrutura, para que o continente africano faça parte do Sul Global, cresça economicamente, distribua riqueza e gere empregos’’.   

“Eu sei da dívida que o continente africano tem com o FMI. Sei que a dívida chega a quase 800 mil milhões de dólares norte-americanos e essa dívida vai ficando impagável”, frisou 

O líder brasileiro questionou a razão da instituição financeira e o mundo desenvolvido ‘’não fazerem um acordo e não transformarem essa dívida do continente africano em dinheiro para investir no desenvolvimento, ao invés de pagar para ele’’.

Ilustrou que ‘’fazer obras que faltam no continente, sobretudo a questão energética, essa discussão é que nós temos que fazer, porque se a gente achar que está tudo normal, não vamos ver as coisas mudarem”.

O Presidente brasileiro considerou ‘’não ser normal pessoas nascerem pobres e morrerem pobres, tal como os seus descendentes’’.

O chefe de Estado brasileiro apelou à necessidade de melhor distribuição da riqueza, destacando, no entanto, que ‘’ enquanto um estiver a comer dez vezes por dia e o outro não estiver a comer nada, não vai dar certo, a gente vai criando uma sociedade empobrecida’’.

Dirigindo-se especificamente aos empresários angolanos, o líder brasileiro garantiu que o Brasil voltou para o continente africano ‘’para valer’’, adiantando que o seu país quer voltar a financiar Angola, que foi um ‘’bom pagador’’ do investimento brasileiro.

‘’Angola sempre foi um país que nos deu certeza que cada dólar investido aqui seria ressarcido e assim o fez, porque esse país aqui não é resultado de um traçado de régua, esse país é resultado de uma luta muito sangrenta, não só para conquistar a independência, mas depois para construir o país’’, referiu.

O Presidente Lula da Silva lembrou que o Brasil tem uma relação especial com Angola e “um lado africano. Nós somos a maior população negra do mundo depois da Nigéria”. 

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados