Primeira-ministra empossa novos dirigentes na área da educação destacando capacitação de professores

Categoria: Sociedade
A primeira-ministra, Maria Benvinda Levi, destacou, esta quarta-feira, em Maputo, a necessidade da capacitação contínua dos professores e pesquisa na elaboração de currículos escolares, de modo a melhorar o processo de ensino e aprendizagem, no país.
Dando posse à nova directora-geral do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação, Lurdes Nakala, Levi convidou a todos a empreenderem esforços contínuos na consolidação do Sistema Nacional de Educação de modo a torná-lo “inclusivo, equitativo, eficiente, eficaz e inovador”.
A governante destacou que “ é nossa pretensão que possa prosseguir os esforços visando aprimorar os mecanismos de definição dos princípios orientadores da planificação curricular de todo Sistema Nacional de Educação, bem como promover estudos e pesquisas para a melhoria na elaboração dos currículos e produção de material educativo dos vários subsistemas, assim como na formação contínua dos professores”.
Além de Nakala, Levi também empossou o director do Fundo Nacional de Investigação, Florêncio Maulano, apelando-o para a elaboração de estratégias que visem a promoção e divulgação do conhecimento, da investigação científica e inovação tecnológica.
Desafiou ao empossado para “uma gestão transparente dos fundos, selecção criteriosa dos projectos a financiar, incentivo à publicação e difusão dos resultados das investigações, bem como o fortalecimento das redes de cooperação científica nacional e internacional”.
Foram ainda conferidos posse a Roberto Dove para cargo do novo director-geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, a Samuel Samo Gudo, para presidente da Administração Nacional de Educação e a Sérgio Cossa, director-geral do Instituto Nacional de Educação à Distância.
Imbondeiro News
Comentários