Protestos contra cortes de água e electricidade fazem pelo menos cinco mortos em Madagáscar

 Protestos contra cortes de água e electricidade fazem pelo menos cinco mortos em Madagáscar

Os protestos contra os cortes de água e de electricidade e em defesa das liberdades fundamentais fizeram pelo menos cinco mortos, nesta quinta-feira, na cidade de Antananarivo, capital de Madagáscar.

A agência noticiosa Reuters escreve que a noite transacta foi marcada por pilhagens a estabelecimentos comerciais, e os moradores ergueram barricadas em quase todos os bairros da capital malgaxe.

Apesar de se proibir a manifestação, os malgaxes aderiram aos apelos feitos nas redes sociais contra os sistemáticos cortes no fornecimento de água, electricidade e em defesa das liberdades fundamentais nesta ilha, situada ao largo da costa de Moçambique.

A policia mobilizou, desde as primeiras horas de quinta-feira, um aparato de segurança para o centro de Antananarivo, onde vários estabelecimentos comerciais, incluindo bancos, lojas de conveniência e espaços comerciais foram alvos de saques e incêndios.

Apesar de o primeiro-ministro malgaxe, Christian Ntsay, tenha decretado um recolher obrigatório, a vigorar até às cinco horas locais, os actos de pilhagem prosseguiram, sem presença das forças de segurança.

Fontes hospitalares revelaram que os confrontos entre a população e as forças de segurança causaram a morte de pelo menos cinco pessoas.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados