SADC por lançar Observatório Regional do Mercado de Trabalho visando fortalecer políticas de emprego

 SADC por lançar Observatório Regional do Mercado de Trabalho visando fortalecer políticas de emprego

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estão a trabalhar num projecto para a criação de uma plataforma digital, instrumento que visa recolher, harmonizar e analisar dados sobre emprego, competências e migração laboral nos países da região.

Este projecto, denominado Observatório Regional do Mercado de Trabalho (LMO, na sigla em inglês), tem como objectivo reforçar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências e apoiar a integração económica e social da África Austral.

O Económico escreve que este observatório, desenvolvido sob o SADC Regional Statistics Project, vai permitir aos países deste bloco regional carregar, validar e testar os seus dados nacionais através da plataforma LMIS.Stat, tecnologia disponibilizada pela Organização Internacional de Trabalho.

Este instrumento garantirá a comparabilidade estatística e metodológica entre os Estados-membros, a fim de assegurar maior coerência na análise das tendências de emprego, informalidade, migração e competências.

Um workshop técnico, a decorrer desde 20 até 24 de Outubro de 2025, na cidade sul-africana de Joanesburgo, reúne representantes dos Ministérios do Trabalho e das estatísticas nacionais, dos 16 países da SADC.

O encontro já finalizou a fase de preparação e carregamento de dados, marco que antecede o lançamento público da plataforma.

A plataforma permitirá igualmente acompanhar a evolução das competências disponíveis e das lacunas existentes na força de trabalho, além de mapear os fluxos de migração laboral e a mobilidade profissional dentro da região.

Maxwell Parakowka, oficial de Programas para Emprego, Trabalho e Juventude, no Secretariado da SADC, entende que o observatório funcionará como um centro regional de informação laboral, permitindo análises comparativas e avaliações consistentes sobre o impacto das políticas de emprego e formação nos diferentes países.

Parakowka reconhece que o LMO representa “um avanço estratégico para a integração regional, ao criar uma base de dados harmonizada e fiável que sustentará o desenho de políticas de desenvolvimento humano e económico”.

A longo prazo, o observatório deverá contribuir para um mercado laboral mais integrado, equitativo e capaz de responder às exigências de industrialização e crescimento inclusivo da região.

A SADC prevê fazer o lançamento oficial deste observatório ainda em 2025, seguindo-se uma fase de capacitação técnica e divulgação pública.

Estão igualmente previstos treinos nacionais para técnicos de estatística e responsáveis ministeriais, com vista à utilização e actualização regular dos dados.

O observatório alinhar-se-á com os grandes instrumentos de planificação regional, o SADC Industrialisation Strategy and Roadmap 2015/2063 e Regional Indicative Strategic Development Plan (RISDP 2020/2030), reforçando o papel do emprego e das competências na transformação estrutural da região.

A criação do LMO é considerada como um passo decisivo para o fortalecimento da cooperação estatística e laboral entre os países da África Austral, demonstrando o compromisso da SADC em fazer do emprego pilar central na integração económica regional e digno do desenvolvimento humano.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados