Setenta e nove moçambicanos detidos por mineração ilegal na na África do Sul

 Setenta e nove moçambicanos detidos por mineração ilegal na na África do Sul

Os ‘’Serviços da Polícia da África do Sul’’ (SAPS- em inglês) anunciaram hoje a detenção de 79 moçambicanos, de um total de 1.200 indivíduos, desde Abril de 2022 a 31 de Março de 2023, em conexão com a mineração ilegal, em várias províncias do país.

A imprensa local revela que “entre 01 de Abril de 2022 e 31 de Março de 2023, foram presos 1.199 mineiros ilegais, incluindo 100 sul-africanos, 124 zimbabueanos, 232 basuthos e 79 moçambicanos”.

Durante uma operação de combate à mineração ilegal, a Polícia “apreendeu 1,8 milhões de rands, 9.991 munições, 177 veículos, sete (07) camiões, 771 ferramentas de escavação e cinco retroescavadoras” e vários outros equipamentos.

O ministro sul-africano da Polícia, Bheki Cele, visitou, na segunda-feira, o bairro de Riverlea, nos arredores de Joanesburgo, após confrontos armados entre grupos rivais de mineiros ilegais.

Os confrontos causaram a morte de pelo menos cinco pessoas, cuja identidade não foi ainda revelada.

A Polícia viu-se forçada a destacar para aquela área “todos os seus recursos” e unidades especiais para “conter a violência e restaurar a lei e ordem na comunidade”.

O ministro Cele explicou que estas unidades têm ordens para deter os garimpeiros ilegais, com vista a pôr-se fim às suas actividades no país.

No mês passado, uma fuga de gás relacionada com a mineração ilegal causou a morte de 17 pessoas na área de Ângelo, perto de Boksburg, a leste de Joanesburgo, das quais 10 eram de  Moçambique.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados