Subiu para 78 o número de pessoas mortas por cheias na província sul-africana do Cabo Oriental

Categoria: Sociedade
O número de pessoas mortas por inundações que assolam, desde esta quinta-feira, a cidade de Mthatha, na província sul-africana do Cabo Oriental, subiu para 78, com as autoridades a recearem que a cifra aumente nos próximos dias.
As inundações são descritas no país vizinho como o “pior desastre de sempre” na província.
Em declarações à Corporação da Rádio Difusão Sul-Africana (SABC, em inglês), Siviwe Gwarube, directora provincial da Educação Básica, informou que entre os mortos constam pelo menos quatro crianças que se encontravam numa carrinha escolar, que foi arrastada pela fúria das águas.
Gwarube acrescentou que quatro crianças são dadas desaparecidas, enquanto três outras foram encontradas vivas e que dois adultos que as acompanhavam no autocarro também morreram.
Equipas de resgate receiam que o número de óbitos aumente drasticamente, à medida que os as equipas de socorro alcançam os lugares inacessíveis.
O director da Governação Cooperativa e Assuntos Tradicionais, Velenkosini Hlabisa, disse que “logo que a água começar a baixar, mais corpos poderão ser encontrados”.
O ‘premier’ (governador) do Cabo Oriental, Oscar Mabuyane, anunciou que “as operações de busca e regaste prosseguem em todas as zonas afectadas, concretamente no município do distrito de O.R. Tambo”.
De visita às áreas afectadas, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, classificou, esta manhã, as inundações como “sem precedentes”.
A Fundação Gift of the Givers, uma instituição de caridade de resposta a catástrofes, revelou que, nas últimas 24 horas, o número de pessoas a precisar de assistência aumentou das 5.000 para as10.000.
Imbondeiro News
Comentários