Terroristas reivindicam ataque a uma aldeia e a morte de dois cristãos em Cabo Delgado

 Terroristas reivindicam ataque a uma aldeia e a morte de dois cristãos em Cabo Delgado

Categoria: Sociedade

Grupos de terroristas reivindicaram, hoje, um ataque contra uma aldeia, ocorrido no distrito de Miudumbe, e a execução, a sangue frio, de dois cristãos, na província de Cabo Delgado, norte do país.

A reivindicação, feitas através de canais de propaganda do Estado Islâmico, aponta que o ataque ocorreu neste último sábado, numa aldeia de Miudumbe.

Num relatório, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), aponta para a morte de cerca de 29 pessoas e outras 208 mil deslocadas, apenas em Julho, devido aos ataques de grupos extremistas, na província.

O documento realça que os confrontos entre os insurgentes e as forças de segurança fizeram descloar 56.215 pessoas.

A fonte refere que “o número de incidentes aumentou de 72 em Junho para 82 em Julho. Uma mudança significativa também foi notória na distribuição geográfica da violência, que se expandiu para o Sul, para Ancuabe, Chiúre (em Cabo Delgado) e Eráte, em Nampula”.

Para o OCHA, esta expansão restringiu ainda mais o acesso rodoviário a Macomia, ao longa da estrada N380, tanto do Norte quando do Sul e estima que mais 208.122 civis foram afectados.

Avança que só, em Julho, foram relatados 47 ataques contra civis, incluindo assassinios, sequestros, extorsão e saques, que resultaram em “pelo menos 29 mortos e 69 sequestros” e na interrupção de meios de subsistência.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados