TotalEnergies nega incumprimento dos acordos no projecto de gás natural em Cabo Delgado

 TotalEnergies nega incumprimento dos acordos no projecto de gás natural em Cabo Delgado

O director-geral da petrolífera francesa TotalEnergies, Maxime Rabilloud, nega acusações avançadas recentemente pela população de Palma, na província de Cabo Delgado, norte do país, que a empresa não está a cumprir com acordos que assumiu no projecto de gás natural na região.    

Rabilloud diz que não há qualquer intenção de isolar a companhia do resto da região, sublinhando que a concentração de empresas subcontratadas dentro do acampamento do projecto, em Afungi, se deve apenas à fase de preparação para o reinício das actividades.

Falando aos jornalistas, o responsável considera de ser “um desentendimento acerca do que estamos a fazer para o inicio do projecto, que implica um acrescimento de actividades”, afirmação que, para a empresária, Ema Salimu, é uma “mentira” de empresa.

Salimo acusa a multinacional de estar a “mentir”, insistindo que a população está a ser excluída do projecto.

Refere que a retirada de empresas de Palma para o acampamento do projecto, em Afungi, deixou o que chamou de um “deserto económico” na vila, aumentando assim o desemprego e bloqueando oportunidades para empresários nacionais.

Alega que, neste processo, a Total está a dar prioridade a empresas estrangeiras, em detrimento dos empreendedores moçambicanos.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados