União Europeia está a discute apoio militar a Moçambique
O embaixador da União Europeia (UE) em Moçambique, António Maggiore, anunciou, há dias, que aquele bloco europeu está a debater sobre o apoio militar no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte do país.
Maggiore disse que “é uma questão que está sobre a mesa e posso dizer que precisa de uma decisão de unânime dos 27 Estados-membros”.
O diplomata acrescentou que, neste preciso momento, “não é possível” avançar com garantias sobre o apoio militar, letal, a dar a este país, além da formação e equipamento não-letal que já tem sido prestado.
Maggiore adiantou que “o que posso dizer é que a questão está sobre a mesa e, em função da nossa parceria, em função da nossa visão conjunta de segurança, podemos continuar a discutir essa questão”.
Entretanto, o novo comandante da Missão de Assistência Militar da União Europeia em Moçambique (EUMAM-MOZ), César Manuel Pires Correia, prometeu que vai continuar a dar a capacitação das forças moçambicanas para manterem uma ”posição firme no combate” ao extremismo em Cabo Delgado.
Imbondeiro News
Comentários