Aliança da oposição sul-africana rejeita futuro acordo de governação com ANC

 Aliança da oposição sul-africana rejeita futuro acordo de governação com ANC

Os sete partidos da oposição na vizinha África do Sul, reunidos numa convenção nacional, entre quarta e quinta-feira, em Kempton Park, arredores e Joanesburgo, rejeitam qualquer acordo de governação futura com o Congresso Nacional (ANC), no poder, e Combatentes da Liberdade Económica (EFF), de Julius Malema.

A aliança destes partidos, denominada Carta Multipartidária para a África do Sul, anunciou a assinatura de um acordo de coligação, que vai orientar a sua abordagem nas eleições gerais de 2024.

A imprensa sul-africana escreve que a divisão de futuros cargos governamentais, caso sejam eleitos, será feita de forma proporcional de acordo com os resultados eleitorais.

Criticaram o destacamento de quadros partidários no seio do governo, exemplo do que faz o ANC, desde a queda do regime de apartheid em 1994, referindo que é antagónico à implementação de um ‘’serviço público profissional’’.

A Aliança Democrática (DA), Partido da Frente de Liberdade Inkatha (IFP), Frente da Liberdade Mais (FF+), reuniram-se em uma convenção, com os novos partidos Action South Africa (ASA), Spectrum National (SNP), Organização Cívica Nacional Sul-Africana (ISANCO), e Movimento Independente Unido (UIM).

O objectivo deste encontro visa ‘’destronar’’ o Congresso Nacional Africano nas eleições gerais de 2024.

As sete formações políticas excluem o partido EFF, do antigo líder da liga juvenil do ANC, por alegadamente incitar violência racista no país.

Descrevem a Carta Multipartidária para a África do Sul como pretendendo ser ‘’uma força alternativa para a África do Sul’’ e ‘’apresentar soluções conjuntas para os maiores desafios que os sul-africanos enfrentam’’.

Estes partidos acreditam que as próximas eleições de 2024 são uma ‘’oportunidade sem precedentes’’ para os sul-africanos elegerem ‘’um novo governo capaz de tirar o país das múltiplas crises que enfrenta’’.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados