Arrancou hoje a campanha eleitoral para as municipais de 11 Outubro próximo

Entre apelos ao civismo, arrancou, hoje em todos os 65 municípios do país, a campanha para as eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
Falando à nação, o chefe de Estado, Filipe Nyusi, disse quer ver um processo isento de violência, injúria, mas sim de divulgação dos seus manifestos eleitorais.
De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), concorrem para este escrutínio 21 formações políticas, sendo 11 partidos, três coligações de partidos políticos e oito associações.
Estas congregações estarão envolvidas, a partir de hoje, na caça ao voto até a nove (09) de Outubro, isto é dois dias antes da votação.
Este é o sexto escrutínio consecutivo que se realiza desde 1998, no qual estão inscritos 8,7 milhões de eleitores que vão eleger 65 novos autarcas e assembleias municipais, incluindo em 12 novas autarquias.
O presidente da CNE, Carlos Matsinhe, apelou, na noite transacta, aos concorrentes e ao público para que façam da campanha momento de festa e de manifestação da maturidade cívica deste processo.
Matshine disse que “durante os próximos 13 dias as cidades, vilas e povoações irão acolher diversas caravanas políticas, grupos musicais, espectáculos culturais e outras manifestações de alegria, em prol de um processo aglutinador e indispensável para a governação democrática”.
Acrescentou que “a CNE acredita que os diversos intervenientes deste processo irão distanciar-se de actos de violência política e de incitamento ao ódio”.
Nestas eleições, estão inscritos 11.572 candidatos a membros de assembleias municipais, dos quais apenas 3.797 são mulheres em todas 65 autarquias.
Imbondeiro News
Comentários