Acidentes de viação matam 35 pessoas nas províncias de Maputo e de Gaza

 Acidentes de viação matam 35 pessoas nas províncias de Maputo e de Gaza

Categoria: Sociedade

O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (Inatro) anunciou, esta segunda-feira, a morte de pelo menos35 pessoas e ferimento de outras 13, em acidentes de viação, ocorridos nas províncias de Maputo e Gaza, ambas no sul do país.

Em conferência de imprensa em Maputo, Nelson Nunes, presidente do Inatro, disse que um dos acidentes causou a morte de 23 pessoas e fez quatro feridos, no distrito da Manhiça, na província de Maputo.

Este acidente, de acordo com Nunes, foi registado na Estrada Nacional Número um (EN1) e deveu-se a um despiste e posterior queda de um autocarro de passageiros.

A fonte acrescentou que “as primeiras evidências apontam para o excesso de velocidade como principal provável causa”.

As autoridades de saúde da Manhiça anunciaram, já nas últimas horas de segunda-feira, um outro acidente de viação com uma vítima mortal.

O Inatro informou a ocorrência de um outro acidente, no distrito de Chongoene, na província de Gaza, também no sul do país, que resultou em 11 mortos e seis feridos.

Este incidente envolveu um transporte semi-colectivo de passageiros e um camião, com as autoridades rodoviárias a apontarem a ultrapassagem irregular, excesso de velocidade e fadiga do condutor como as causas do sinistro.

Nunes acrescentou que “no local, foram ainda constatadas várias irregularidades entre as quais o transporte de passageiros sem lista oficial, falta de habilitação para transporte público, desrespeito aos tempos de condução e violação do despacho ministerial que regula o horário de circulação de veículos pesados”.

O Inatro vai lançar, esta sexta-feira, a “operação travão”, com vista a controlar os excessos de velocidade e condução sob o efeito de álcool.

O Inatro também admite que as condições das estradas têm contribuído para a ocorrência de acidentes de viação, em várias do país.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados