Investigadores reivindicam descoberta de planta que tem ouro nas folhas

 Investigadores reivindicam descoberta de planta que tem ouro nas folhas

Pesquisadores australianos da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) reivindicaram recentemente terem encontrado evidências num tipo de eucalipto a carregar ouro nas suas folhas, na região mineira de Kalgoorlie, a oeste da Austrália.

A descoberta deixou muitas pessoas chocadas, pois que a noticia parece estar a contradizer um velho ditado popular, segundo o qual ‘’todo o mundo já escutou que dinheiro não dá em árvore”.

Os pesquisadores explicaram que se trata de um tipo de eucalipto, um vegetal famoso por causa da sua beleza e utilidade em terapias alternativas.

O estudo mostrou que essa planta pode extrair mineral precioso do solo e os pesquisadores mostraram que este tipo de eucalipto seria capaz de extrair pequenas “doses douradas” pelas raízes.

Argumentaram que os eucaliptos possuem raízes extensas e precisam de uma quantidade enorme de água para se manterem saudáveis, sublinhando que é nesse processo que o ouro é levado para suas folhas e para os ramos.

A maioria dos depósitos desse elemento natural foi encontrada pelo homem e existem regiões que ainda guardam ouro escondido.

A revista científica Nature Communications refere que espécies de eucalipto na Austrália demonstraram a presença de ouro em suas folhagens, fenómeno que já vem sendo estudado por pesquisadores há vários anos.

Um artigo publicado em 2013 pela Nature Communications destaca que algumas dessas árvores podem transportar o elemento por meio de depósitos minerais.

Usando amostras naturais, os pesquisadores cultivaram mudas da planta em vasos de areia com ouro, e por causa das suas profundezas das suas raízes, puderam absorver ouro durante o processo de captação de água.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados