Minas abandonadas podem armazenar energia para abastecer o mundo

Um estudo recentemente publicado na Áustria propõe que minas abandonadas sejam usadas para armazenar energia excedente produzida a partir de fontes renováveis, de acordo com a rede de estações televisas de informação pan-Europeia Euronews.
A fonte indica que as energias renováveis, como a solar e a eólica, são consideradas essenciais para apoiar a descarbonizar o planeta e, para que esta ideia seja uma solução eficaz, torna-se necessário armazenar a electricidade excedente gerada, para ser usada em tempos em que não há sua produção.
O estudo, realizado por pesquisadores do Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), com base na Áustria, propõe que se utilizem minas abandonadas para o armazenamento deste recurso.
O IIASA é uma organização internacional de investigação científica multidisciplinar. Realiza pesquisas nas áreas de demografia, meio ambiente, energia e transição para novas tecnologias.
A Euronews cita os autores do estudo a dizer que será possível guardar pelo menos até 70 terawatts de energia, considerado como o suficiente para cobrir o consumo diário de electricidade de todo o mundo.
No estudo, eles apontam ainda que a proposta seria uma excelente opção para garantir a estabilidade da rede eléctrica, assim como gerar uma nova fonte de rendimento para as comunidades.
Imbondeiro News
Comentários