Alegando ameaça terrorista Embaixada de França apela franceses para não viajarem a Cabo Delgado

Categoria: Politica

Alegando ‘ameaça’ terrorista, a Embaixada de França, acreditada em Maputo, apela aos cidadãos franceses para não viajarem para as cidades de Mocímboa da Praia, Palma e Pemba, esta última a capital da província de Cabo Delgado.

Numa mensagem divulgada hoje (quinta-feira), aquela missão diplomática diz que “devido à presença de uma ameaça terrorista e de rapto, em Mocímboa da Praia, Palma e Pemba, é fortemente recomendado não viajar para estas cidades, bem como nas estradas que ligam estas localidades”.

Uma outra mensagem, emitida a 12 de Janeiro último, a Embaixada mencionava que “num contexto de intensificação da ameaça terrorista em Cabo Delgado”, eram “de temer ataques” em Mocímboa da Praia e Palma.

Referia ainda na mesma nota que “também existe um alto risco de emboscadas nas principais estradas da região”, e que era “formalmente não recomendada” a deslocação para aquelas cidades, incluindo Pemba.

Ataques de terroristas têm sido relatados, nas últimas semanas, em várias aldeias e estradas de Cabo Delgado, incluindo rapto de motoristas e exigência de dinheiro para a população circular em algumas vias.

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou, na quarta-feira, a autoria de um ataque em Macomia.

O administrador de Macomia, Tomás Badae, confirmou, na passada segunda-feira, que os terroristas atacaram uma posição das Forças de Defesa e Segurança (FDS) no distrito.

Já na terça-feira foi a vez de Oliveira Amimo, administrador de Chiure, também a confirmar um outro ataque, também reivindicado pelo EI, contra o posto administrativo de Mezeze.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados