Autoridade de Gestão de Fronteira sul-africana em estado de alerta máximo depois das manifestações em Moçambique

 Autoridade de Gestão de Fronteira sul-africana em estado de alerta máximo depois das manifestações em Moçambique

Categoria: Politica

Funcionários da Autoridade de Gestão de Fronteira (BMA, em inglês), da África do Sul, dizem que o posto fronteiriço de Lebombo, em Mpumalanga, está em estado máximo de alerta, por recear que as manifestações contra os resultados eleitorais em Moçambique se intensifiquem ainda mais, podendo até afectar o território sul-africano.

Referir que a polícia sul-africana disparou balas de borracha e detonou granadas de atordoamento, nesta quarta-feira, contra uma multidão de moçambicanos à entrada do posto fronteiriço.

O jornal sul-africano The Citizen escreve que no incidente, a polícia deteve um moçambicano, por alegada desordem.      

O comissário da BMA, Michael Masiapato, garantiu que as autoridades continuarão em estado de alerta máximo na fronteira comum.

“Por haver grande número de moçambicanos a desejar ir a Moçambique e por que estava a ser pressionar os serviços da migração, a polícia teve que intervir, de modo a prevenir desordem ”, de acordo com Masiapato.

Entretanto, o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul recomendou a sul-africanos para adiarem viajantes para o território moçambicano.

Imbondeiro News

Comentários

Artigos relacionados