BAD por desembolsar 33 milhões de dólares para segurança alimentar e resiliência climática

Categoria: Bem-estar
O representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique, César Augusto Mba Abogo, acaba de anunciar um financiamento de 33 milhões de dólares norte-americanos a ser aplicado nas acções de promoção da segurança alimentar e resiliência climática no país.
Mba Abogo indicou que “o objectivo é abordar as questões de segurança alimentar, através do aumento da produtividade agrícola e da redução das perdas pós-colheita e melhorar os meios de subsistência, através de criação de empregos e do aumento do rendimento no sector agrícola”.
Falando à Lusa, o responsável referiu que esta verba se destina a projectos sobre a melhoria da nutrição, incentivo ao sector privado, na esperança de aumentar o seu envolvimento na área agrícola e promoção da cadeia de valor na produção de aves de criação, milho e soja.
Outra área a beneficiar este financiamento é a da resiliência climática, que compreenderá a montagem de radares meteorológicos nas cidades de Nacala, em Nampula, e de Xai-Xai, na província de Gaza.
Pretende-se nesta área a instalação de sistemas de aviso prévio, com vista a garantir a prevenção e mitigação do impacto das mudanças climáticas no país.
De acordo com Mba Abogo, os referidos aparelhos vão juntar-se a um radar já montado na cidade da Beira, na província de Sofala, no âmbito de um projecto sobre a colocação de sete radares em vários pontos de Moçambique.
O representante do BAD salientou ainda que “um dos entraves à produtividade agrícola são as mudanças climáticas e esta iniciativa está estruturada de maneira a reforçar a resiliência climática”.
O financiamento foi aprovado pela direcção do BAD, em Janeiro de 2024, como parte do co-financiamento do programa de desenvolvimento da cadeia de valor agro-alimentar do governo.
O programa, que espera beneficiar pelo menos 58 mil produtores, está orçado em 150 milhões de dólares e faz parte das acções de transformação da agricultura, através da capitalização de cadeias de valor que permitam a ligação entre os centros de produção e os mercados.
Imbondeiro News
Comentários