Lucros da petrolífera moçambicana recuam 90 por cento para 127 milhões de meticais em 2024

Categoria: Economia
Lucros da petrolífera moçambicana Petromoc recuaram 90 por cento para 127 milhões de meticais em 2024, estando assim a empresa numa situação tida como de ameaça.
Estes lucros contrastam com o aumento de 528 por cento nos obtidos em 2023, em relação ao ano anterior, ao atingir cerca de 1.226 milhões de meticais, contra 198,1 milhões de meticais, em 2022.
A administração da petrolífera refere que, nas contas de 2024, o capital próprio subiu para 872.291.566 meticais, mas “representando menos de metade do capital social, o que coloca a empresa na situação descrita no artigo 98º do código comercial”, obrigando-a a adoptar “medidas de mitigação do risco de não se manter em continuidade”.
Tais medidas mantêm a implementação de planos operacionais e de negócio “de longo prazo, que espelham a possibilidade de melhoria dos indicadores económicos” e a garantia disponibilizada pelo accionista Estado, no valor de 3.600 milhões de meticais, a fim de “permitir a continuidade na importação de combustível”.
A empresa diz-se ainda estar empenhada na “redução dos custos operacionais, alinhando-os com a capacidade de geração”, bem como no investimento “na infra-estrutura de armazenamento e distribuição e na rede de retalho, expandindo e modernizando-a para maior eficácia, eficiência e atractividade”.
Nestes termos, defende uma aproximação ao regulador do sector dos combustíveis, para que “este garanta a implementação rigorosa da legislação que regula a actividade, eliminando focos de concorrência desleal, principalmente na gestão da rede de retalho, e práticas comerciais agressivas”.
Imbondeiro News
Comentários