Moçambique vai receber vacinas em Setembro para combater casos da varíola do macacos (mpox)

Categoria: Saúde
As autoridades moçambicanas anunciaram, hoje, que o país vai receber, em Setembro, vacinas visando travar o alastramento de casos da varíola do macaco, ou seja, “monkey pox” (mpox).
Em menos de um mês, Moçambique já conta com 29 casos da doença, apenas em duas províncias.
O porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, afirmou aos jornalistas que “o Ministério da Saúde vai receber, a partir do proximo mês, um determinado tipo de vacina para garantir que fica em ‘stock’ para, em casos de prevenção e aconselhamento, possa ultilizar, nos casos mais adequados”.
Impissa adiantou que até aqui, as autoridades sanitárias contabilizam 28 casos de mpox na provincia de Niassa, no norte do país, e um em Maputo, no sul, além de 170 suspeitos, conforme a última actualização, feita no domingo.
A fonte apontou que o governo está, neste momento, a estudar o tipo de medicamento a adquirir para uma eventual emergência, com um provável aumento de casos de mpox, garantindo que as medidas que têm sido avançadas estão a ser eficazes, com as autoridades a apelarem ao isolamento dos casos positivos.
Moçambique anunciou, na semana passada, um reforço da vigilância fronteiriça, com equipas de ratreio e testagem, com vista a travar a propagação de casos deste surto.
As autoridades sanitárias garantiram que o país está preparado para enfrentar a doença, com capadidaede para 4.000 testes, feitos localmente, dos quais mais de 150 já usados neste surto.
Imbondeiro News
Comentários