Presidente do Município de Maputo promete governação inclusiva e combate à corrupção

No centro, o novo presidente do Municipio de Maputo
Categoria: Política
O novo presidente do Município de Maputo, Razaque Manhique, promete um combate implacável contra a corrupção e uma governação inclusiva virada para o povo, nos próximos cincos anos.
A promessa foi feita pouco depois de tomar posse como o novo autarca de Maputo, eleito nas eleições municipais de 11 de Outubro de 2023.
Manhique afirmou que “temos a certeza de que vamos combater a corrupção, ainda que os primeiros a tombarem nesta luta sejam os mais altos dirigentes municipais”.
Manhique, que substitui Eneias Comiche, de 84 anos, economista com um longo percurso político, saiu vencedor depois de uma disputa com o seu principal rival da Renamo, Venâncio Mondlane, que rejeitou os resultados eleitorais.
Nos próximos cinco anos, de acordo com o novo timoneiro da capital moçambicana, os munícipes vão ser o “centro da sua acção governativa”, uma estratégia que assenta em pilares como no desenvolvimento económico e geração de emprego para os cidadãos.
Ele apontou ainda a questão da gestão sustentável de solos urbanos e criação de estratégias para travar o problema dos transportes foi também apontada como prioridade, num modelo de gestão “inclusivo”.
“É preciso que estejamos comprometidos com uma cidade de Maputo próspera para que façamos que se desenvolva”, frisou.
Jurista, de 41 anos, Manhique é apontado como uma aposta diferente da Frelimo. Ele vem das ‘bases’ do partido no poder.
Foram empossados, no total, 71 novos membros da assembleia municipal, dos quais 37 da Frelimo, 30 da Renamo, e quatro do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Imbondeiro News
Comentários