Unicef preocupado com estado extremo de desnutrição e fraqueza prolongada na região sudanesa do Darfur

Categoria: Nutrição
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) expressa sua preocupação com “estado extremo de desnutrição e fraqueza prolongada”, afectando milhares de crianças na região sudanesa do Darfur.
Dados do Unicef dão conta que pelo menos 40 mil crianças foram admitidas para receber tratamento por desnutrição aguda grave apenas no Durfur do Norte, este ano, mais de 46 por cento do que no mesmo período de 2024.
Esta agência das Nações Unidas refere que “a brutal guerra civil no Sudão está a empurrar mais crianças para a beira da inanição”, um estado extremo de desnutrição e fraqueza prolongada.
Alerta que as taxas de desnutrição ultrapassaram os níveis de emergência estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde em nove das 13 localidades de Darfur.
O representante do Unicef no Sudão, Sheldon Yett, é citado pela agência noticiosa Europa Press a afirmar que “as crianças de Darfur sofrem de fome devido ao conflito e são privadas da ajuda que poderia salvá-las, este é um momento decisivo em que a vida das crianças dependente da decisão do mundo de agir ou não”.
Yett descreve a situação em El Fasher, capital de Durfur do Norte, de “particularmente catastrófica”, tanto que o acesso à ajuda humanitária está praticamente interrompido desde Abril de 2023, devido ao conflito na região.
Imbondeiro News
Comentários